* O JOGO DAS QUALIDADES
Esta dinâmica pode ser aplicada num grupo que estaja a passar por um momento de grande desmotivação e baixa auto-estima.
Os resultados são muito positivos e pode-se sentir logo no fim da aplicação (o clima pesado é substituído por um clima de descontração, surpresa e satisfação).
Material Necessário:
- folhas A4
- quadro onde se possa escrever e ser visualizado por todos.
Grau de Dificuldade:
De simples aplicação
Desenvolvimento:
O organizador distribui o papel A4 e solicita a cada um que escreva 3 qualidades de todos os colegas (tendo em mente a justificação).
Combina-se um tempo para terminar esta parte da actividade.
Após o tempo combinado se ter esgotado, todos os participantes são convidados a reunirem-se em círculo.
O organizador lê as três qualidades que ele achou em cada um dos participantes, explicando as razões. Então um outro participante também faz o mesmo, até que todos o tenham feito.
Enquanto a pessoa vai falando das qualidades, um outro participante está a anotá-las em local visível.
Observações:
- os resultados desta dinâmica são imediatos, pois destaca-se apenas o lado bom de cada um.
- percebeu-se que após certa altura da aplicação desta, as qualidades vão sendo reforçadas por outros colegas (vários colegas citando a mesma qualidade) e também foi criando uma compreensão comum mais positiva de cada participante.
- percebeu-se também que os resultados desta simples dinâmica, foram reforçados no dia-a-dia (as pessoas ficaram a lembrar-se das qualidades dos outros e também a comentar "ah.. tal pessoa também tinha esta outra qualidade XXX")
- esta dinâmica é de melhor aplicabilidade em grupos menores (até 15 pessoas) para que os participantes não fiquem dispersos.
* COMO TE ESTÁS A SENTIR...
Esta dinâmica é bem simples de ser aplicada.
Ela é sempre aplicada no final de alguma actividade (ou reunião) e ajuda a criar uma compreensão comum e sumarizada da actividade desenvolvida.
É uma técnica muito simples e muito boa! Experimente!
Desenvolvimento:
Os participantes são convidados a exporem o que estão a sentir após a realização da actividade.
As pessoas expressam-se e têm a oportunidade de falar resumidamente a sua opinião sobre o assunto desenvolvido.
Os pontos negativos são tratados individualmente e os pontos relevantes são destacados para tratar em conjunto numa próxima reunião ou actividade.
* PASSAR AMOR
a brincadeira do Passa Amor pode ser utilizada nos encontros que falem sobre partilha, valorização da pessoa humana, sobre o Sagrado Coração de Jesus, etc...
Material:
Confeccione um coração de cartolina num tamanho que fique escondido no meio das nossas mãos (pode se escrever Jesus no centro do coração).
Como brincar:
Essa brincadeira na verdade é conhecida por Passa anel, só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração.
Sorteia-se a criança ou jovem que vai passar o coração.
As outras sentam-se lado a lado, com as mãos fechadas (como para rezar) no colo.
A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, na verdade, só deixa cair na mão de um.
Quando acaba, abre a mão mostrando que não tem o coração.
Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração?
Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte.
Dessa forma a criança aprende a brincar que Jesus está em todas as pessoas e que é necessário enxergarmos a sua presença no irmão, todas as pessoas podem partilhar este amor.
* CAÇA AO TESOURO
Para quantas pessoas:
- cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é interessante aumentar o número de questões propostas.
Material necessário:
- uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.
Descrição da dinâmica:
- o coordenador explica aos participantes que agora inicia-se um momento em que todos terão a grande chance de conhecerem-se.
A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir-lhe que assine o nome na lacuna.
1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus:
2. Alguém que viva numa casa sem fumadores:
3. Alguém que já tenha morado numa outra cidade:
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras:
5. Alguém que use óculos:
6. Alguém que esteja com uma camisa da mesma cor que a sua:
7. Alguém que goste de verde-abacate:
8. Alguém que tenha a mesma idade que você:
9. Alguém que esteja de meias azuis:
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?):
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.
* FOTOLINGUAGEM - COMUNICAÇÃO
Olhar para as fotos sobre a realidade que se vive, aprender a ligar dois ou mais factos e ter uma opinião sobre eles.
Material necessário:
Fotos de jornais e revistas espalhadas por toda a sala.
Número de participantes:
Se houver mais de oito pessoas, deve-se subdividir em grupos de cinco.
Descrição da dinâmica:
Os participantes passeiam pela sala, olhando para as fotos e escolhem duas fotos que tenham alguma ligação entre si.
> Depois, durante 7 minutos, pensam nas seguintes questões:
a) Que realidade me revelam?
b) Qual a ligação entre elas?
c) Por que me identifiquei com elas?
Cada um apresenta as fotos e as conclusões às quais chegou.
O restante do grupo pode questionar a ligação dos factos entre si e fazer uma ou duas perguntas para esclarecer melhor as afirmações.
* TÉCNICA
" Dentro e fora do coração"
Colocar o cartaz com o desenho do coração no centro da sala.
Cada pessoa escreve, fora do coração, uma palavra que expresse o que vê e ouve das pessoas da comunidade a respeito do mundo das drogas e das vítimas da dependência.
Segundo momento
Escreve dentro do coração uma palavra que expresse o que esta a ser feito para mudar a problemática das drogas na nossa comunidade e na sociedade de modo geral.
Terceiro momento
Pedir aos jovens que comparem o que está escrito dentro e fora do coração
Quarto momento
A nossa comunidade tem agido com misericórdia para com as vítimas das drogas?
* DEBATE "6 X 6"
Consiste na formação de pequenos grupos de 6 pessoas que discutem um determinado assunto durante 6 minutos (ressalta-se que tanto o número de pessoas, quanto a quantidade de tempo pode ser alterado, de acordo com necessidade ou conveniência).
Esta dinâmica permite a participação de todos os presentes; estimula ambiente de informalidade, a troca de idéias, a desinibição dos participantes, a divisão de trabalhos, entre outros.
Esta técnica é muito útil também para testar e formar o consenso de um grupo grande.
Não adequado para aplicar com criancas, por causa da complexidade dos desdobramentos.
Procedimentos para aplicação da dinâmica:
I – Preparo prévio:
- perguntas, problemas ou roteiro de discussão de cada subgrupo;
II – Apresentação da dinâmica:
- apresentar ao grande grupo o funcionamento da dinâmica, seus objectivos, os papéis e atitudes esperados de cada participante e o tempo para discussão;
- Segmentar os grupos (a segmentação pode ocorrer por meio de sorteio.
Colar números debaixo das cadeiras sem que os participantes saibam, assim como os membros das panelinhas acentam-se sempre perto um do outro, as panelinhas foram desfeitas e houve a possibilidade de prover uma maior integração no grande grupo).
Atentar para que o numero de participantes do subgrupos seja igual ao numero de subgrupos;
- antes de distribuir os roteiros de discussão, pedir para que os membros dos subgrupos apresentem-se, que escolham um coordenador para os debates e um relator para fazer as anotações;
(dar mais ou menos uns 10 minutos para eles fazerem esta etapa)
- distribuir os roteiros de discussão
III – Discussão
- Antes do início da discussão, o coordenador determina um número sequencial (iniciando do 1) a cada participante. Aplicar a esta dinâmica, um conjunto de crachás numerados a cada coordenador.
Quando os subgrupos se formam, o coordenador distribui os crachás.
Quando novos subgrupos se formarem, as pessoas deixam os crachás nas cadeiras, e vão procurar o seu novo grupo).
- Terminado o tempo de discussão, cada membro vai procurar os subgrupos dos que tinham o número 1, dos que tinham o número 2, e assim por diante;
- formado os novos subgrupos, novamente ocorre a apresentação dos membros do grupo e a escolha de um coordenador das discussão e relator do grupo.
- cada um apresenta aos outros as conclusões e discussões do subgrupo anterior;
- esgotado o tempo de discussão, todos voltam ao grupo grande e os relatores dos dois subgrupos reúnem-se na frente para apresentar os pontos discutidos nos subgrupos.
* A VELA E O COPO
1. Pedir aos participantes para observarem com detalhe tudo aquilo que será feito.
2. Colocar uma vela sobre a mesa e acendê-la cuidadosamente.
Deixar queimá-la durante alguns segundos.
Aos poucos, ela se apagará.
4. Deixá-la assim e pedir que as pessoas falem o que sentiram ou observaram, quando viram a experiência.
Material a ser usado
• 1 vela;
• fósforos;
• copo ou vidro transparente.
Utilidade Pastoral
Palestra sobre:
• amizades possessivas;
• sentir-se preso/sufocado;
• fechamento em si mesmo;
• fechar-se à graça de Deus;
• super-proteção, etc
Lição: Nada sobrevive, quando uma pessoa sente-se prisioneira de alguém ou de si mesma.
Hélder M. Gonçalves
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