A V I S O

Meus caros irmãos e irmãs em Cristo:

Quero por este meio informar que todo o material de catequese aqui publicado, encontra-se agora disponível no meu Blog principal: http://www.iluminareaquecer.blogspot.pt

Lá encontrarão tudo que está aqui e muito mais.
Espero continuar a trabalhar e a poder ajudar-vos na catequese. Obrigado

Hélder Gonçalves

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ABERTURA SOLENE CATEQUESE



* Cântico de Entrada:

Como são belos os pés que anunciam a Paz
e as mãos que repartem o Pão!
Na refeição do Cordeiro, da Palavra, Vinho e Pão.
Somos o Povo de Deus, em comunhão!

OU

O Espírito de Deus, hoje esta sobre mim,
Ele me ungiu para proclamar,
a Boa Nova aos mais pobres,
a graça da Sua Redenção! (Bis)

* Acto Penitencial:


Pelas vezes em que a nossa mão, em vez de firmar empurra,
Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Pela vezes em que o nosso pé rasteira ou agride o irmão.
Perdão, Senhor! Perdão, Senhor

Pelas vezes em que os nossos olhos guiam para as trevas do mal,
Perdão, Senhor! Perdão, Senhor!

Cria em mim, ó Deus, um coração puro.
Renova em mim um espírito recto! (Bis)

* Oração colecta

* Leitura do Livro dos Números

Naqueles dias,
um jovem correu a dizer a Moisés:
"Eldad e Medad estão a profetizar no acampamento".
Então Josué, tomou a palavra e disse:
"Moisés, meu senhor, proíbe-os".
Moisés, porém, respondeu-lhe:
"Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta
e que o Senhor infundisse o seu Espírito sobre eles!"

* Salmo:

Os preceitos do Senhor alegram o coração!

* Aclamação ao Evangelho:


Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia (Bis)

* Evangelho

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, João disse a Jesus:
"Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco".
Jesus respondeu:
“Quem não é contra nós é por nós.
Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.
Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que crêem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar.
Se a tua mão é para ti ocasião de escândalo, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga.
E se o teu pé é para ti ocasião de escândalo, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena.
E se um dos teus olhos é para ti ocasião de escândalo, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga".

* HOMILIA

1. Há uma primeira palavra, que é um desejo de Deus, para todos nós. Diz respeito ao pároco, aos catequistas, aos pais, mas também às crianças e adolescentes:


“Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor infundisse o seu Espírito sobre eles”!

Profeta é aquele que deixa Deus falar, através da sua boca, das suas mãos, dos seus olhos.

Ser profeta significa deixar-se levar pela Palavra e levar a Palavra de Deus aos outros:

a) na mão, que se estende para dar e ajudar;
b) nos pés do mensageiro, que leva boas mensagens;
c) nos olhos daqueles que vêem mais longe.

Quem dera que todos, eu, pais, catequistas, crianças, adolescentes, fôssemos profetas! Que grande desafio! Todos podemos e devemos levar o amor de Jesus aos outros!

2. Depois há uma outra palavra, muito especial de Jesus, a pensar sobretudo nos mais pequenos e que é um “alerta” especialmente grave, aos grandes, aos pais, ao pároco, aos catequistas, aos educadores. Diz Jesus:

“Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que crêem em Mim, melhor
seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar”.

Escandalizar, significa, ser como que uma “pedra de tropeço”, na qual se topa e se cai, sem querer; é ser causa de ruína, causa de destruição para os outros. Isso acontece, - diz Jesus - :

a) quando as nossas mãos, em vez de firmar empurram;
b) quando os nosso pés rasteiram ou agridem o irmão;
c) quando os nossos olhos guiam para o mal,

O nosso mau exemplo, quando não vivemos como dizemos aos outros, é uma “grande pedra de tropeço” na fé dos pequeninos! Cuidado, diz Jesus!

3. Estamos a começar um ano de catequese. Vamos dizer “sim” a estas palavras.

Vamos fazer o nosso compromisso para sermos, hoje, as mãos, os pés, a boca e os olhos de Jesus. Catequistas, pais, e vós, pela vossa própria boca ides dizer o que quereis, para este novo ano de catequese

* COMPROMISSO DOS PAIS

Celebrante – Quereis que a Igreja, através da Catequese e da celebração da Eucaristia, vos dê a mão, vos encaminhe, e vos abra os olhos do coração, para serdes os primeiros e insubstituíveis educadores da fé dos vossos filhos?

Pais: Sim, quero!

Celebrante – Quereis que a Igreja, verdadeira família de Deus, vos ajude no caminho de crescimento humano e no itinerário de formação cristã dos vossos filhos, de modo a torná-los fiéis amigos e discípulos de Jesus?

Pais: Sim, quero!

Celebrante – Quereis participar em tudo o que a Igreja vos propõe para vos ajudar a exercer a vossa missão, de principais educadores da fé cristã?

Pais: Sim, quero!

* COMPROMISSO DOS CATEQUISTAS

Celebrante – E, vós, caríssimos catequistas, quereis colaborar, com os pais, na missão profética de toda a Igreja, através do vosso peculiar ministério da Palavra e do vosso testemunho cristão de vida?

Catequistas: Sim, quero.

Celebrante - Quereis ajudar os pais das crianças (e adolescentes) na sua missão de principais educadores da fé?

Catequistas: Sim, quer0.

Celebrante - Quereis dignificar a vossa missão, através de uma preparação séria e constante e de uma vida cristã consciente e responsável?

Catequistas: Sim, quer0.

Celebrante: Nós vos aceitamos e enviamos em missão!

Todos: Graças a Deus!

* COMPROMISSO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Celebrante - E vós, meninos e meninas, quereis crescer como amigos e discípulos de Jesus, na companhia da Igreja, como vossa família?

Catequizandos: Sim, quero.

Celebrante: E vós, meninos e meninas, quereis participar fielmente na Catequese e na Eucaristia, de modo a crescerdes no conhecimento e no amor a Cristo e à Igreja?

Catequizandos: Sim, quero.

Celebrante - E a todos eu interrogo:

Celebrante: Quereis ser hoje, as mãos, os pés, os olhos e a boca de Jesus,
anunciando o Evangelho por palavras e por obras aqui e em toda a parte?

Todos: Sim, quero!

Celebrante: Bendigamos ao Senhor, que nos ama, nos chama e nos envia em missão!

Todos: Graças a Deus!

* Cântico de Ofertório:

Saber que virás,
saber que estarás
partindo aos pobres teu Pão!

OU

Renasce em mim,
mostra como ama alguém,
que precisa de mim p’ra
mostrar o melhor que Deus tem.


* Santo

Santo, Santo Hossana Senhor! (Bis)
Hossana é, Hossana é Hossana é Cristo Senhor! (Bis)
O Céu e a Terra proclamam Tua Gloria Senhor! (Bis)
Hossana é, Hossana é Hossana é Cristo Senhor! (Bis)
Bendito Aquele que Vêm em nome do Senhor! (Bis)
Hossana é, Hossana é Hossana é Cristo Senhor! (Bis)


* Rito da Paz

Cantarei, cantarei o que Deus nos veio ensinar.
Que a maneira de chegar ao Céu
é amar, é amar, é amar, é amar
o pobre, o rico e o pecador
e tudo o que nesta vida existe é querido do Senhor!

* Cordeiro

Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo.
Tem piedade de nós, tem piedade de nós, tem piedade de nós, tem piedade de nós. (Bis)

Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo.
Dá-nos a Tua paz, Dá-nos a Tua paz, Dá-nos a Tua paz, Dá-nos a Tua paz.

* Comunhão

É o Meu Corpo: tomai e comei!
É o Meu Sangue: tomai e bebei!
Porque Eu sou a vida, porque Eu sou o amor.
Ó Senhor, faz-nos viver no Teu Amor.

OU

O Senhor é meu pastor,
sei que nada temerei!
Ele guia ao meu andar.
Sem medo avançarei!(Bis)

* Acção de Graças

Tudo gira à Tua volta em função de Ti.
Não importa quando, onde e o porquê. (Bis)

OU

Espírito de Deus, enche a minha Vida,
enche a minha Alma, enche o meu Ser
e enche-me, enche-me, enche-me da Tua presença.
Enche-me, enche-me do Teu poder.
Enche-me, enche-me da Tua verdade (Bis)
Que desça sobre nós a Tua Luz com seu esplendor de Paz e Amor

* Final

Guiado pela mão com Jesus eu vou
e sigo como ovelha que encontrou pastor.
Guiado pela mão com Jesus eu vou, aonde ele vai.

OU

De mão dada irei com meu Amigo Jesus,
pois O encontrei no meio d’uma grande Luz que parou e me disse:
“Eis aqui o Salvador! Veio ao mundo por nós”.

Hélder M. Gonçalves

.

Sem comentários:

Enviar um comentário